Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Em linguagem simples, direta e objetiva, o curso foi especialmente desenvolvido e direcionado aos agentes públicos que exercem (ou exercerão) a função de Ordenador de Despesas (inclusive delegação), bem como aos que direta ou indiretamente travam relações com o tema nas Prefeituras, Câmaras e Administração Indireta no âmbito Municipal.
São principais interessados: Secretários Municipais, Diretores de Autarquias e Fundações Públicas, Assessores, Contadores Públicos, Controladores Internos, Procuradores e demais Servidores das áreas meio e fim, inclusive de orçamento, finanças, contabilidade, licitações e contratos e de transparência pública.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.
Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.
A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização.
EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.
Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000
Whatsapp – (16) 99173-6760
ORDENADOR DE DESPESAS
- Ordenador de despesas originário
- Ordenador de despesas por delegação
- Ordenador de despesas em conjunto
- Ordenador de despesas e autoridade competente
- Ordenador de despesas, autoridade competente e gestor fiscal
ORDENAÇÃO DE DESPESAS:
- Definição
DA RESPONSABILIDADE
- Por ação
- Por omissão
- Da delegação e responsabilidade do delegante
- Da responsabilidade da autoridade delegante
SABERES ÚTEIS DO ORDENADOR DE DESPESAS
Principais elementos patrimoniais
Inventário dos bens móveis e imóveis
A função do Ordenador de despesas
Princípios de controle financeiro público
Requisitos buscados no ordenador de despesa
Vedações ao ordenador de despesa
Limites de tempo para a responsabilização
Atos do subordinado e do superior hierárquico
Ordem cronológica de pagamento nas contratações públicas
Quebra de ordem cronológica lícita e ilícita
Ordenador de despesa e o responsável pela contabilidade analítica
Pagamento antecipado e antecipação de pagamento
Despesas de exercícios anteriores
Restos a pagar
Ordenador de despesa e Centro de governo
Licitação centralizada
Plano de Contratação anual e Leis Orçamentárias;
Ordenador de Despesa na Lei Complementar 4.320/64;
Ordenador de Despesa na Lei Complementar nº 101/00;
Ordenador de Despesa na Lei 14.133/21;
Dispositivos da LRF com atuação do Ordenador de Despesa
Limitação de empenho e/ou limitação de financeira;
Apuração de responsabilidades
Tomada de Contas Especial – TCE
Tribunal de Contas e Ordenador de Despesas
Procedimento de Apuração de Responsabilidade – PAR – arquivamento sumário
Investigações preliminares e Sindicâncias
Improbidade Administrativa e comunicações obrigatórias
Irregularidade sem dano
Irregularidade com dano
Parecer jurídico
Defesa do ordenador de despesas
Garantia da defesa e do contraditório
Defesa nas instâncias administrativa, controladora e judicial
Cautelas recomendadas durante a execução da função de Ordenador de Despesa
Debates
Considerações finais
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
José Carlos Baroni
Advogado especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor Universitário na área de direito público; exerceu cargos de Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo e Controlador Interno em Administrações Municipais; Assessor Legislativo em Câmara Municipal, Presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos; Gerente Administrativo do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; Membro de várias Comissões e Grupos de Trabalho envolvendo questões especificamente da Administração Pública, tais como reforma administrativa, plano de cargos e salários, elaboração de revisão de leis orgânicas e regimentos internos de Câmaras Municipais; Membro de Comissões de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar; Membro do Conselho de Administração do IBRAP, onde também é professor, parecerista e palestrante por quase duas décadas; Consultor autônomo na área administrativa, financeira e parecerista jurídico na seara pública; Autor dos Livros: "Defesa nos Tribunais de Contas - Modelos Completos", "O Sistema de Registro de Preços - Teoria e Prática na Implantação e Utilização", "O Pregão em Perguntas e Respostas" e "Licitação na Modalidade Convite", Editora IBRAP.