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Atos de gestão, governança e continuidade dos serviços públicos
O início de mandato impõe desafios extravagantes aos novos gestores, não somente pela complexidade imposta por limitações de planejamento herdado por orçamentos (LOA e PPA) do governo antecedente, mas pela realidade a ser desvendada acerca do real funcionamento da máquina administrativa e sua conciliação com a continuidade dos serviços públicos.
Leis a serem cumpridas, licitações não formalizadas, contratos vencidos ou vincendos, achados de órgãos de controle (Tribunais de Contas), compromissos assumidos pelo antecessor em Termos de Ajustamento de Conduta (Ministério Público), obrigações de fazer ou deixar de fazer do ente público, processos judiciais com prazos, dentre outros, passam para órbita de responsabilidade dos novos Gestores pelo simples fato de assumir o governo.
Em linguagem acessível e sem intenção de esgotar o tema que deverá ser aprofundado em capacitações específicas, serão passadas experiências de modo prático e repassadas informações seguras e relevantes, permitindo tracejar caminho para iniciar o governo e colocar em prática os planos traçados, com a regular utilização da máquina administrativa, sem surpresas.
Interessa a Prefeitos, Vereadores, Chefes de Gabinetes, Secretários Municipais, Procuradores e Assessores Jurídicos, Diretores de Autarquias, Contadores, Responsáveis pela áreas de Compras e Licitações, Recursos Humanos, Controladores Internos, Frota, Responsáveis por gestão de Fundos Municipais e todos os demais interessados.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.
Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.
A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização.
EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.
Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000
Whatsapp – (16) 99173-6760
Pareceres do Tribunal de Contas e decisões em apartados relativos a exercícios anteriores e providências da gestão que assume
- Determinações
- Recomendações
- Reincidências
- O que fazer?
PPA e LOA de governo antecessor e sua conciliação com o plano governamental legitimado nas urnas
- Ajustes ao plano de governo vencedor
- Como iniciar?
Continuidade do serviço público e contratações não providenciadas pelo governo anterior
- Áreas essenciais
- Modos para dar continuidade aos serviços públicos
- Providências paralelas de ordem ordinária à legitimação das efetivadas em caráter excepcional
- Plano anual de contratações públicas
Convênios e outros ajustes celebrados com outras esferas governamentais em mandato anterior e em curso
- Continuidade da parceria?
- Extinção da parceria?
- O que fazer e por onde começar?
- Prestação de contas
Contratos de gestão, termos de colaboração e de fomento em vigência em início de mandato, com organizações do terceiro setor
- Levantamentos
- Tomada de decisões
- Prestação de contas
- Continuidade ou extinções?
Ajustamentos de condutas celebrado com o ministério público pelo gestor antecessor
- Cumprimento obrigatório ou facultativo em razão de não ser o gestor celebrante?
- A questão da falta de meios (orçamentários/financeiros, por exemplo), para o cumprimento
- Responsabilidade do gestor anterior e o atual pelo descumprimento
- Discussão de entendimentos judiciais sobre a questão
Urgências de ajustamento na ordem de responsabilidade fiscal e penal
- Reconduções de dívidas
- Reconduções de despesas com pessoal
- Renuncias de receitas tributárias ou não. Providências imediatas a evitar responsabilização
- Providências com vista ao equilíbrio fiscal
Créditos tributários prescritos e a prescrever
- Primeiras providências
- Procedimentos de baixa e cautelas
- Providências de recomposição do erário
Restos a pagar de caráter duvidoso
- Providências cautelas e orientações gerais
- Procedimentos cautelares para evitar pagamentos e responsabilizações
Dívidas contratuais e precatórios
- Ordem cronológica
- Regularização
- Discussão de casos concretos
Contratos com vigência continuada celebrados pelo gestor antecessor
- Levantamentos, possibilidades, rescisões, negociações e revisões de preços e objetos
- Providências úteis a evitar superfaturamentos
Renegociação dos contratos em curso
Rescisão de contratos em curso
Obras que constam do PPA - Providências obrigatórias
- Contratadas e em andamento
- Não contratadas, mas com etapas anteriores já executadas
- Obras a serem iniciadas e não constantes do PPA
- Providências
Estrutura administrativa
- Eventuais reestruturações
Pessoal em desvio de função
- Cargos e funções a serem criados e extintos
- Providências
Cargos em comissão e sua natureza
- Considerações gerais
Declarações de utilidade pública e desapropriações em curso
- Obrigatoriedades (ou não) de continuidade da prática dos atos.
- Providências para continuidade
- Providências para cessação
Guarda de documentos e obrigatoriedade de prestação de contas do gestor anterior
- Atual e do governo anterior
Providências legislativas em relação a proposituras encaminhadas para deliberação do legislativo municipal pelo antecessor ainda em tramitação
- Esclarecimentos a respeito
Sindicâncias e processos administrativos disciplinares instaurados pelo antecessor
- Considerações gerais
O direito provisório da lei complementar 173/20, vigentes para 2021
Chamadas urgentes sobre
- Lei complementar 101/00 - Lei de Responsabilidade Fiscal
- Lei 8.429/92 - Lei de improbidade administrativa
- Transparência e acesso a informação
Sugestão de comissões temáticas
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
José Carlos Baroni
Advogado especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor Universitário na área de direito público; exerceu cargos de Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo e Controlador Interno em Administrações Municipais; Assessor Legislativo em Câmara Municipal, Presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos; Gerente Administrativo do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; Membro de várias Comissões e Grupos de Trabalho envolvendo questões especificamente da Administração Pública, tais como reforma administrativa, plano de cargos e salários, elaboração de revisão de leis orgânicas e regimentos internos de Câmaras Municipais; Membro de Comissões de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar; Membro do Conselho de Administração do IBRAP, onde também é professor, parecerista e palestrante por quase duas décadas; Consultor autônomo na área administrativa, financeira e parecerista jurídico na seara pública; Autor dos Livros: "Defesa nos Tribunais de Contas - Modelos Completos", "O Sistema de Registro de Preços - Teoria e Prática na Implantação e Utilização", "O Pregão em Perguntas e Respostas" e "Licitação na Modalidade Convite", Editora IBRAP.