Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Plano Nacional de Educação
Estatutários ou celetistas
Integrantes da carreira e requisitos para ingresso
Jornada de trabalho
Limites de atuação do professor com os alunos e para atividades extraclasse
Acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas
Sendo a educação a mola propulsora de mudanças subjetivas, sociais, políticas e econômicas necessárias para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Somente por meio de ações educativas que o ser humano pode se emancipar e, de modo recíproco, transformar-se a si mesmo e ser modificado pelos contextos relacionais em que está inserido.
Assim, fomentar melhorias no campo educacional deve ser premissa básica para aqueles que desejam e participam de um país mais democrático, mais igualitário e muito mais fraterno, e para alcançarmos essas melhorias e uma educação de qualidade uma das dimensões mais relevantes refere-se aos profissionais que contribuem para que o ensino seja democratizado, alcançando a todos e a todas, numa perspectiva igualitária.
Os profissionais da educação são protagonistas no processo de luta por uma sociedade que tenha seus direitos garantidos. Crianças, jovens, adultos, pessoas idosas de qualquer região do país têm na escola o ambiente fértil para o efetivo exercício da cidadania. Sem educação e respeito aos profissionais que a planejam e a executam no dia a dia, o nosso futuro como nação soberana está comprometido.
Quando se fala em gestão de recursos humanos para os profissionais da educação, busca-se uma visão integrada, humanizada e preventiva, para que os objetivos das práticas sejam coordenados e desenvolvidos de maneira ampla é indispensável provocar políticas públicas que possibilitem ações não de um determinado governo e seus interesses na agenda política e institucional do momento, mas diretrizes que observem o desenvolvimento a longo prazo, com a devida proteção das garantias constitucionais.
Estamos disponibilizando este curso totalmente atualizado com a legislação em vigor e discutindo as tendências na gestão de recursos humanos, para que seja possível além da atualização, os participantes possam antecipar o que de novo poderá surgir nos próximos meses fornecendo subsídio técnico para os envolvidos direta ou indiretamente com os procedimentos dos sistemas de remuneração, de carreiras, de avaliação de desempenho funcional e de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho e valorização na área da educação.
O curso é destinado a todos os servidores envolvidos com o setor de pessoal e recursos humanos, em especial da área da Educação de Prefeituras Municipais e membros de Sindicatos da categoria, além de outros interessados no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.592,00 (Hum mil, quinhentos e noventa e dois reais)
No preço estão inclusos: Café, água, todo o material didático de apoio e Almoço cortesia.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Gestão de recursos humanos
Profissionais da educação básica
- Conceitos
- O que é obrigatório
Legislação
- Constituição Federal
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- Lei nº 9.394, de 1996
Plano Nacional de Educação
- Metas, estratégias e princípios
Regime jurídico
- Estatutário ou celetista
Concurso público
- Processo seletivo
- Estágio probatório
Integrantes da carreira e requisitos para ingresso
- Cargos de provimento em comissão e funções gratificadas
- Posição dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e dos
Tribunais de Justiça
Possibilidades
- Análise do vínculo funcional
Jornada de trabalho dos profissionais da educação básica
Regulamentação
- Prazos - Adequação - Obrigatoriedade
Limites de atuação do professor com os alunos e para atividades extraclasse
- Jornada suplementar
Acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas
- Possibilidades
Piso Nacional dos Professores - Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008
Remuneração dos profissionais da educação básica
- Plano de carreiras
Aspectos legais
- Enquadramento e tabelas remuneratórias
Conselho Nacional de Educação
- Diretrizes da carreira
- Resoluções e pareceres
Elaborando a carreira
Avaliação do desempenho funcional
Sistema de valorização, formação continuada e progressão na carreira
Professores substitutos
- Contratações temporárias
- Substituições
- Eventuais
- Efetivos ou permanentes
Avaliação de desempenho dos profissionais da educação - o que é?
O fator humano e motivacional no contexto da avaliação do desempenho
Avaliação de desempenho
- Significado - objetivos - aplicações
- Periodicidade
- Quem deve ser avaliado?
- Quem deve avaliar?
Comissão de avaliação de desempenho
- Composição e seleção dos membros
- Papel da comissão, dos membros, dos avaliadores e dos avaliados
- Situações específicas dos servidores a serem avaliados
Aspectos técnicos
- Métodos e técnicas de avaliação de desempenho
- Estabelecendo a pontuação
- Elaboração dos instrumentos de avaliação e da legislação regulamentadora
A Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023
- Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação
- Introdução à Lei
- Diretrizes - Objetivos
Elaboração do plano para implantação e aplicação
Descumprimento e penalidades
Abordagens de qualidade de vida no trabalho
- Assistencialista/preventiva
Elementos de uma política e programa de qualidade de vida no trabalho
- Diagnóstico, política, programas e indicadores
- 16 (dezesseis) horas-aula / 2 dias
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas;
- Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas, recursos humanos e gestão de pessoas, com experiência de mais de vinte e cinco anos em órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do Instituto Brasileiro de Administração Pública – IBRAP. Presta assessoria e consultoria a diversos órgãos públicos, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa e organizacional, implantação de programas de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – Executivo, Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas. É articulista de diversos artigos publicados e autor do livro “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público“, pela Editora IBRAP (2 edição).