Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Escola de Governo e capacitação de servidor público
O princípio constitucional da eficiência (caput do art. 37)
O que são as escolas de governo?
Criação / Legislação / Regulamentação / Regimento interno
Tipos de treinamento e suas finalidades
Elaborando a legislação
“O maior erro que podemos cometer é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”, dizia o físico Albert Einstein.
O inventor norte americano Charles Kettering dizia que: "Se você sempre fez algo da mesma maneira, provavelmente está errado.".
E, diante dessas frases percebemos que entre os grandes desafios da gestão municipal está em estruturar uma equipe de servidores que estejam preparados e motivados para a prestação de serviços públicos de qualidade para a população.
E este desafio torna-se ainda maior quando sabemos que quase sempre para superar problemas diagnosticados junto ao funcionalismo, criam-se novos cargos ou vagas para a contratação de novos servidores, ao invés de promover a capacitação funcional e o desenvolvimento dos que já estão na Administração, além de outras medidas.
Pensar a capacitação funcional de servidores públicos exige colocar uma questão essencial: o que se deseja mudar.
Isto significa transformar práticas e construir instituições capazes de assegurar direitos, de incluir pessoas e formar servidores orientados ao mesmo tempo para a eficiência e resultados, assim como para a construção permanente de um serviço público mais próximo dos cidadãos.
Ainda não temos uma tradição de formação continuada no setor público, as escolas de governo estão ainda em um estágio de implantação e entendemos que estas podem contribuir para a consolidação de uma cultura de capacitação e de uma efetiva transformação de nossa Administração Pública.
Apenas precisamos responder a uma questão central: capacitar para quê?
Este curso tem como objetivo principal demonstrar sobre as possibilidades legais, de criação e gestão da escola de governo e de políticas e diretrizes para o desenvolvimento de programas de capacitação funcional e as suas consequências no âmbito do serviço público.
O curso interessa, especialmente a servidores que atuam nas áreas de pessoal e recursos humanos (gestão de pessoas), Secretários Municipais, Diretores de Departamentos, Controladores Internos e outros interessados no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
O princípio constitucional da eficiência (caput do art. 37) e a sua relação com a capacitação funcional do servidor público
- Lei Orgânica do Município
As escolas de governo (§ 2º do art. 39)
- O que são?
Recursos orçamentários para treinamento e desenvolvimento de pessoal
- Possibilidades (§ 7º do art. 39)
Capacitação funcional conforme o regime jurídico
- Consequências
Admissão de pessoal
- Concurso público
- Cursos de formação e programa de integração funcional
Estágio probatório
- Avaliação especial de desempenho e a capacitação funcional dos novos servidores
Remuneração dos servidores públicos
- Plano de carreiras e remuneração
- Carreiras possíveis e inclusão da capacitação funcional
- Desempenho, mérito, potencial, habilidades e capacitação
Escola de Governo
- Criação
- Legislação / Regulamentação / Regimento interno
Diretrizes para treinamento
- Aplicação da NBR ISO 10015:2001 na Administração Pública - Comentários
Tipos de treinamento e suas finalidades
- Métodos e técnicas de treinamento
- Abordagem
- Forma de aplicação
Elaborando a legislação
- Instituindo as políticas e diretrizes para o desenvolvimento de pessoal
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas, recursos humanos e gestão de pessoas, com experiência de mais de vinte e cinco anos em órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do Instituto Brasileiro de Administração Pública – IBRAP. Presta assessoria e consultoria a diversos órgãos públicos, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa e organizacional, implantação de programas de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – Executivo, Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas. É articulista de diversos artigos publicados e autor do livro “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público“, pela Editora IBRAP (2 edição).