Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
- O melhor por menos -
Visão comum e avanços a processos inteligentes
Conformidade, Governança, Gestão e Inovação quanto ao tema
Comprando o “melhor” pelo “menor”
Operacionalização das compras públicas com utilização de tecnologias
Construção de “objetos” e instrumentos convocatórios
Comparações entre fluxos procedimentais, estratégicas, dificuldades legais e operacionais de compras públicas utilizadas em órgãos/entidades segundo técnicas usuais focadas em procedimentos operacionais e de gestão “comum” serão levadas a feito durante o curso, visando levar os participantes a reflexões evolutivas da utilização do instrumental "compras públicas" em diálogo com a eficiência e governança.
Buscar-se-á demonstrar caminhos que conduzam as compras públicas para espaços representativo além daqueles puramente voltados ao cumprimento da atividade meio de suporte aos programas, projetos e atividades da Administração Pública.
Interessa a todos aqueles que direta ou indiretamente estão relacionados com processos de contratações públicas, em especial os que tem incumbência de gestão operacional ou estratégica de compras, compradores, responsáveis por cotações, representantes de órgãos demandantes incumbidos de elaboração de projetos básicos, executivos e termos se referência, gestores, controladores internos, responsáveis por elaboração de normas internas sobre contratações públicas, entre outros.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Considerações iniciais sobre compras inteligentes e Plano de Contratações Anual
O papel do Estado para contratar “melhor”
Comprando o “melhor” pelo “menor”
O uso do poder de compra do Estado e o desenvolvimento nacional sustentável
Contribuição para indução de políticas públicas
Governança e gestão das compras públicas com base na Lei 14.133/21
Operacionalização das compras públicas com utilização de tecnologias
Visão “comum” e “inteligente” de compras públicas
Eficiência, eficácia e efetividade nas compras públicas
Melhores práticas de compras públicas
Reatividade e proatividade de compras públicas
- Campos comparativos
Reflexões sobre construção de “objetos” e instrumentos convocatórios com vista a compras públicas inteligentes
Relacionamentos internos com
- Colaboradores da iniciativa privada
- Órgãos externos da Administração Pública
- Órgãos demandantes “clientes”
- Órgãos internos “profissionalizados”
- Órgãos “meio” e “fim”
Persecução do ciclo de gestão de compras nas etapas de planejamento, execução (operacionalização), controle e ações corretivas
Temáticas de compras públicas inteligentes sobre questões jurídicas, desperdícios em razão da baixa qualidade do bem ou serviço, fomento ao desenvolvimento local
Reflexões sobre procedimentos no tocante a compras inteligentes
- Registro de preços
- Banco de preços
- Compras compartilhadas
- Homologação e especificações de marcas
- Planos anuais e plurianuais de contratações
- Compras eletrônicas
- Licitações eletrônicas
- Cadastros de fornecedores
- Qualificação dos atores públicos
Legislação licitatória geral e ensaios sobre regulamentos no tocante ao tema
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
- Apostila e Certificado de Participação
José Carlos Baroni
Advogado especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor Universitário na área de direito público; exerceu cargos de Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo e Controlador Interno em Administrações Municipais; Assessor Legislativo em Câmara Municipal, Presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos; Gerente Administrativo do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; Membro de várias Comissões e Grupos de Trabalho envolvendo questões especificamente da Administração Pública, tais como reforma administrativa, plano de cargos e salários, elaboração de revisão de leis orgânicas e regimentos internos de Câmaras Municipais; Membro de Comissões de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar; Membro do Conselho de Administração do IBRAP, onde também é professor, parecerista e palestrante por quase duas décadas; Consultor autônomo na área administrativa, financeira e parecerista jurídico na seara pública; Autor dos Livros: "Defesa nos Tribunais de Contas - Modelos Completos", "O Sistema de Registro de Preços - Teoria e Prática na Implantação e Utilização", "O Pregão em Perguntas e Respostas" e "Licitação na Modalidade Convite", Editora IBRAP.