Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Professores - Diretores - Coordenadores - Supervisores - Administrativos
A responsabilidade social da área da Educação sobre o resultado do desempenho de seus alunos e os incessantes esforços na busca da melhoria dos níveis de aprendizagem sugerem o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação, sejam vinculados diretamente aos alunos, sejam os do apoio às atividades pedagógicas ou mesmo os das áreas administrativas e operacionais, como um dos fatores necessários para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto objetivo, a avaliação de desempenho assume um papel primordial que permite conhecer, diagnosticar, compreender, aperfeiçoar e orientar ações e subsidiar as políticas públicas relacionadas com a Educação.
A avaliação de desempenho dos profissionais da educação possibilita definir padrões de desempenho, ou seja, o quanto é esperado de desempenho, o nível de qualidade desejada e os prazos para apresentar resultados para que, de acordo com suas habilidades e competências, cada um esteja integrado às atividades desenvolvidas. O nível de desempenho esperado deve ser observado através de suas atribuições, metas, projetos, atividades e tarefas que compõem o seu campo de atuação e responsabilidade profissional. Com os dados e informações obtidas na avaliação de desempenho, será possível identificar os pontos indicados para melhoria e as potencialidades, possibilitando o direcionamento de ações, políticas e programas de formação e aperfeiçoamento no sentido de melhorar o desempenho e, consequentemente, a qualidade do ensino.
A avaliação de desempenho não representa ameaça ou punição, e sim uma ferramenta para o exercício pleno e consciente na busca de uma melhor atuação profissional, possibilitando a valorização e o reconhecimento do desempenho eficiente do profissional da educação.
Público-alvo
O curso destina-se não apenas às pessoas responsáveis pela elaboração e implantação dos métodos de avaliação de desempenho, mas especialmente aos profissionais da educação - professores, diretores, coordenadores, supervisores e administrativos, avaliadores e membros de comissões que terão a complexa tarefa de avaliar o desempenho, além de profissionais das áreas de recursos humanos/gestão de pessoas, controle interno, procuradoria jurídica, membros de sindicatos e outros interessados.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Café, água, todo o material didático de apoio e Almoço cortesia.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Avaliação de desempenho dos profissionais da educação - o que é?
O fator humano e motivacional no contexto da avaliação do desempenho
Leis que norteiam a execução da avaliação de desempenho
Constituição Federal
Estatutos e Leis (ordinárias ou complementares) Municipais
Planos de Carreira
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 1996)
Avaliação de desempenho
- Significado - Objetivos - Aplicações
- Periodicidade
- Quem deve ser avaliado?
- Quem deve avaliar?
Comissão de avaliação de desempenho
- Composição e seleção dos membros
- Papel da comissão e dos membros
- Papel dos avaliadores e dos avaliados
- Situações específicas dos servidores a serem avaliados
Aspectos técnicos
- Métodos e técnicas de avaliação de desempenho
- Estabelecendo a pontuação
- Elaboração dos instrumentos de avaliação
- Elaborando a legislação regulamentadora
Cuidados e sugestões para uma comunicação eficaz
As dificuldades para realizar a avaliação de desempenho
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas, recursos humanos e gestão de pessoas, com experiência de mais de vinte e cinco anos em órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do Instituto Brasileiro de Administração Pública – IBRAP. Presta assessoria e consultoria a diversos órgãos públicos, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa e organizacional, implantação de programas de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – Executivo, Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas. É articulista de diversos artigos publicados e autor do livro “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público“, pela Editora IBRAP (2 edição).