Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Específico para órgãos públicos com
servidores regidos pela CLT - celetistas
Apresentação
Em 26 de maio de 2025 entra em vigor o novo texto da NR-01 – Disposições Gerais e Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais, de observância obrigatória para todas as organizações privadas e públicas, sendo que para estas apenas as que possuem servidores públicos regidos pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 – Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
A NR-01 estabelece as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às demais Normas Regulamentadoras - NRs relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho – SST, incluindo os riscos psicossociais no trabalho.
Objetivos
O curso permitirá melhor compreensão dos riscos ocupacionais e psicossociais que podem afetar a saúde física e mental dos servidores públicos. Tratando de questões como assédio moral, carga de trabalho excessiva e falta de reconhecimento, além das situações de riscos relativas ao trabalho, ao local de trabalho, ao uso de EPIs e a existência de EPCs e outros aspectos relativos a saúde e segurança no trabalho, que são fatores que contribuem para o surgimento de doenças profissionais, ocorrência de acidentes e aumento dos afastamentos, além do desgaste emocional.
Iremos capacitar os servidores das áreas de departamento pessoal, recursos humanos e outras afins para a identificação e abordagem desses riscos que é essencial para a criação de políticas eficazes que previnam problemas de saúde física e mental e promovam uma cultura de cuidados no ambiente de trabalho.
Além disso, o curso proporcionará o conhecimento da aplicação das ferramentas práticas e teóricas para que os gestores possam desenvolver estratégias de proteção à saúde física e mental e da própria vida dos servidores, incluindo a promoção de um ambiente de trabalho positivo, com boas práticas de comunicação, feedback construtivo e programas de reconhecimento.
Público alvo
Interessa especialmente para servidores de órgãos públicos municipais - Prefeituras e câmaras, autarquias e fundações, além de empresas públicas e sociedades de economia mista que estão envolvidos com gestão de pessoas, atuando nas áreas de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Controle Interno, Procuradoria, Saúde e Segurança no Trabalho e demais pessoas interessadas no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.
Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.
A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização.
EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.
Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000
Whatsapp – (16) 99173-6760
Introdução e histórico da NR-01
Evolução
- Breve histórico e marcos importantes
Integração com o eSocial e impacto nas organizações públicas e privadas
- Obrigatoriedade
A nova estrutura
- Introdução ao PGR e ao GRO
- Importância da NR-01 como base para gestão de SST
Aplicação concomitante da ISO 45001:2018 e da ISO 45003:2021
O Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR
Estrutura e componentes
- Inventário de riscos: organização e práticas
- Planos de ação para mitigação
Integração com a Gestão de Riscos Ocupacionais - GRO
- Funcionamento e relação com o PGR
- Importância de monitoramento contínuo e revisões
Introdução aos conceitos de riscos ocupacionais e psicossociais no ambiente de trabalho
Categorias principais de riscos
Impactos nos servidores e nas organizações
- Consequências na saúde física e mental dos servidores
Efeitos na produtividade e no ambiente de trabalho
Estratégias para identificar e mapear riscos ocupacionais e psicossociais
- Ferramentas para levantamento de dados
Metodologias de avaliação ocupacional e psicossocial
- Métodos validados para ambientes corporativos
- Uso de questionários e entrevistas para mapeamento
Implementação no PGR e no GRO
- Integração dos riscos ocupacionais e psicossociais no inventário de riscos
Definição de medidas preventivas e corretivas específicas
Responsabilidades legais
- Vantagens da gestão proativa para evitar litígios trabalhistas
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas e recursos humanos, possui experiência de mais de trinta anos em empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública.
Presta consultoria e assessoria a diversos órgãos públicos e empresas, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa, organizacional e implantação de projetos de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios – executivo, legislativo, autarquias e empresas públicas – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.
É articulista de diversos artigos publicados e autor dos livros “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público”, pela Editora IBRAP (2ª edição), “Glossário Básico de Termos Administrativos e de Recursos Humanos” (no prelo) e “Concurso Público e Processo Seletivo” (no prelo).