Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Emenda Constitucional nº 19
O inciso I do § 3º do art. 37 da Constituição Federal
A participação, proteção e defesa dos direitos do usuário
As manifestações dos usuários de serviços públicos
As Ouvidorias e os Conselhos de usuários
A “AVALIAÇÃO CONTINUADA ANUAL” dos serviços e atendimento prestados
- Satisfação / Qualidade / Cumprimento dos compromissos e prazos definidos / Medidas adotadas para melhoria e aperfeiçoamento
A obrigatoriedade da divulgação dos resultados
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Uma nova visão
- A obrigatoriedade de bem atender ao público
Formas de execução
- Pesquisas de opinião
- Recursos tecnológicos (internet)
- Manifestações dos usuários!
Ferramentas à disposição dos usuários na exigência do bom atendimento
- Avaliação da prestação dos serviços e de fiscalização
- Exigência da publicação de dados estatísticos do atendimento (principio da publicidade e da transparência)
- Cobrança da responsabilidade funcional
- Direitos básicos dos usuários (“Carta de Serviços”)
Da “Carta de Serviços” - Fornecida pelo órgão público aos usuários
- A elaboração do documento
- Linguagem clara e objetiva adequada ao receptor
- Consignação obrigatória da “tabela de prazos, horários” etc. para controle da tramitação dos pedidos dos usuários
Das manifestações dos usuários do serviço público
- Estudo do Capítulo III da Lei
- Atitudes vedadas
- Canais de comunicação (verbais, eletrônicos etc.) de o usuário se manifestar e suas características
Das Ouvidorias
- Atribuições, objetivos, atribuições e finalidade
- Elaboração do Relatório de Gestão
Dos Conselhos de Usuários
- Criação, função e composição do Conselho
- O Conselho e interferência na indicação do Ouvidor
- O usuário no Conselho: natureza do vínculo
Das Avaliações Continuadas do Serviço Público
- A obrigatoriedade da avaliação (por pesquisa) realizada anualmente
- A obrigatoriedade da divulgação desses resultados à comunidade
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Luiz Gonzaga Dardes
Formado em Administração de Empresas, Direito e Pedagogia, com ênfase em Comunicação Linguística. Ex-Funcionário de carreira administrativa no Banco do Brasil S/A, onde atuou como instrutor de treinamento no Departamento de Formação Profissional na área de Comunicação e Expressão por mais de quinze anos, foi ainda colaborador da área de recrutamento e seleção no mesmo banco; Monitor de cursos de Redação Empresarial no SENAC; Atuou na iniciativa privada em diversos Projetos motivacionais e de atendimento ao púbico; Foi professor de língua portuguesa em escola da rede privada de ensino de Ribeirão Preto; Atua na elaboração e correção de questões e redação em concursos, monografias, além de revisão ortográfica e gramatical de obras literárias técnicas; É Professor titular do IBRAP na área de Redação Oficial, Relacionamento Pessoal e Secretariado.