Bradesco lidera ranking de reclamações do BC em maio
Publicado em 16/06/2015

Bradesco liderou o ranking de reclamações do Banco Central em maio deste ano, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (15). Neste caso, foram considerados bancos e financeiras com mais de dois milhões de clientes.

No mês passado, o Bradesco, que conta com 75,74 milhões de clientes, recebeu 1.185 queixas consideradas procedentes. Com isso, registrou um índice de reclamações de 15,64. Segundo o BC, a maior parte das reclamações do Bradesco (676) ocorreu por "restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada".

ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES
Em maio
15,649,638,735,484,23BradescoCaixaHSBCSantanderBanco do Brasil05101520
Fonte: BC

O índice de reclamações, que é o principal critério utilizado pela autoridade monetária para formar o ranking, é calculado com base no número de reclamações dos correntistas consideradas "procedentes", multiplicado por um milhão e dividido pelo número de clientes da instituição financeira.

Em segundo lugar no ranking de reclamações de maio deste ano, aparece a Caixa Econômica Federal, com 733 reclamações. O banco possui 76,05 milhões de clientes. Com isso, seu índice de reclamações ficou em 9,63 no mês passado. Em terceiro lugar, ficou oHSBC, banco que possui 10,18 milhões de clientes. Foram registradas em maio 89 reclamações procedentes. Seu índice de reclamações, com isso, somou 8,73 no mês passado.

Em quarto lugar, está o Santander. Com 32,27 milhões de correntistas, houve 177 queixas procedentes em maio, o que resultou em um índice (que serve de base para o ranking do BC) de 5,48. Em quinto lugar no mês de maio ficou o Banco do Brasil, que tem 55,72 milhões de clientes. As reclamações somaram 236 em maio, o que resultou em um índice de reclamações de 4,23.

O ranking está disponível na página do Banco Central e pode ser acessado aqui.

Voltar para Notícias