Brasileiro gasta R$ 104 ao mês com conta de celular e internet, revela SPC
Publicado em 11/12/2014

Pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que o gasto médio mensal com a conta de celular e de internet já chega a R$ 104 por mês no país. Nas classes A e B a média sobe para R$ 115 e cai para R$ 98 nas classes C, D e E.

O estudo mapeou produtos ou serviços considerados necessários, supérfluos ou sonhos de consumo para o dia a dia das famílias. Foi perguntado a um grupo de 620 pessoas onde se concentravam as maiores despesas. O gasto médio mensal de R$ 104 com a conta de celular supera o gasto mensal do brasileiro com itens como acessórios (R$ 71), shows, teatro e cinema (R$ 96) e produtos de beleza (R$ 82).

Entre os itens considerados como necessários para a família brasileira, os de maiores gastos em 2014 foram concentrados na compra de roupas, citada por metade dos consumidores, na conta de celular e de internet (30%) e na compra de calçados (30%). Já os maiores gastos classificados como supérfluos foram concentrados na aquisição de acessórios de moda (20%), na ida a restaurantes chiques (17%) e na ida a restaurantes aos quais os entrevistados vão com amigos e familiares no dia a dia (17%). Quanto aos sonhos de consumo, os mais citados pelos entrevistados são as viagens turísticas nacionais (30%), as viagens de fim de semana (19%) e os eletroeletrônicos (15%).

Perfil socioeconômico
A pesquisa mostra que as prioridades de gastos mudam de acordo com o perfil socioeconômico. As classes A e B costumam gastar mais com lazer e produtos mais caros como viagens nacionais (42%, contra 17% na classe C, D e E) e carros (29%, contra 10% nas classes C, D e E). Por outro lado, os entrevistados das classes C, D e E concentram gastos em itens de menor valor como calçados (42%, contra 17% nas classes A e B) e brinquedos (17%, contra 4% nas classes A e B).

"De modo semelhante, enquanto 57% dos consumidores das classes A e B que consomem o item carro julgam este bem como um gasto necessário, 39% dos pertencentes às classes C, D e E afirmam que o carro se trata de um sonho de consumo", exemplifica Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil. Além disso, são considerados um sonho de consumo para os consumidores das classes C, D e E as viagens turísticas nacionais, citadas por 44% da amostra, e a compra de eletroeletrônicos, citada por 22% da amostra.

Compras pela internet
De acordo com o estudo, o brasileiro já se sente bastante confortável para fazer compras pela internet: 60% das compras dos que mais gastaram em viagens turísticas nacionais já são adquiridas virtualmente ― contra 13% nas lojas de rua. Para os que compram  eletroeletrônicos, 44% do volume total já é comprado pela web ― contra 34% em lojas de shopping.

Na categoria vestuário, a preferência do brasileiro ainda é pelas lojas físicas: 38% preferem as lojas de shopping, outros 38% as lojas de rua e somente 13% preferem comprar roupas pela internet.

A pesquisa também detectou que boa parte dos gastos sem planejamento foi concentrada na ida a bares (60% dos que afirmaram usufruir desse tipo de serviço), a restaurantes chiques (55%), na compra de maquiagem e de produtos de beleza (53%) e na aquisição de calçados (50%).

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