Instituto belga encontra esqueleto completo de dinossauro do Jurássico
Publicado em 03/06/2013

O Instituto Real Belga de Ciências Naturais descobriu recentemente um esqueleto completo, com características bem preservadas, de um dinossauro precursor das aves pertencente à espécie Aurornis xui.

O animal foi encontrado na província de Liaoning, na China, e acredita-se que ele tenha vivido durante a segunda metade do período Jurássico.

De acordo com os cientistas, que publicaram o estudo na revista "Nature" desta quarta-feira (29), o achado ajuda a entender como as aves evoluíram e aprenderam a voar.

Além disso, a pesquisa revelou que espécies com essa estrutura óssea pertencem à família dos pássaros na escala evolutiva. Os resultados também recolocam o dinossauro alado Archaeopteryx no grupo Avialae, que inclui aves e familiares evoluídos a partir dos répteis gigantes.

O trabalho esclarece, ainda, a classificação e a ramificação de outros pássaros que habitaram a Terra no Jurássico e no Cretáceo. Segundo os autores, a diversificação das aves e dos dinossauros ocorreu na Ásia, durante o Jurássico Médio.

Da Associated Press

Voltar para Notícias