Turista brasileira morre em acidente de balão na Turquia
Publicado em 20/05/2013

 

Duas pessoas morreram - entre elas uma turista brasileira - e 23 pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (20) na Capadócia, região central da Turquia, após um acidente envolvendo dois balões, informaram as autoridades locais. Os balões colidiram no ar e um deles acabou caindo, segundo a AP.

A embaixada brasileira em Ancara, capital da Turquia, confirmou a morte de uma brasileira e informou que pelo menos outros cinco brasileiros ficaram feridos.

O jornal turco Hurriyet, citando o governador de Nevşehir, Abdurrahman Savaş, informou que dois turistas brasileiros morreram - uma mulher de 71 anos que morreu no local do acidente e outra pessoa de 65 anos, que morreu em um hospital. A AP também relatou a morte de dois brasileiros. A embaixada do Brasil informou que está averiguando a morte de um segundo cidadão brasileiro.

Testemunhas relataram ter visto uma colisão entre os dois balões - um deles, que subia, atingiu a cesta do outro balão que já estava no ar, de acordo com informações da agência local Anadolu.

Um turista canadense que estava em outro balão e testemunhou o acidente disse que a queda ocorreu 45 minutos após cerca de 100 balões decolarem para os passeios do início da manhã.

“Ele estava a cerca de 300 metros de altura e começou a cair rapidamente até o solo. Havia um grande rasgo no tecido, de cerca de 15 metros”, contou o turista, identificado como Ross.

"Muitos feridos têm fraturas", disse o governador de Nevsehir, Abdurrahman Savas. Um deles se encontra em estado grave. De acordo com o governador, o balão que caiu levava turistas da Ásia, Espanha e Brasil.

A autoridade de aviação civil turca informou que o balão que caiu levava 24 passageiros e o piloto, e era operado pela empresa local Anatolian Balloons, segundo a agência Anadolu. Uma investigação foi aberta para apurar o acidente.

O setor dos balões turísticos cresceu muito nos últimos anos na Turquia, principalmente na Capadócia. A região, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital turca, Ancara, é famosa por sua paisagem vulcânica.

Embaixada
De acordo com Antonio Carlos Antunes Santos, conselheiro da embaixada brasileira em Ancara, informou que pelo menos cinco brasileiros ficaram feridos – alguns deles passavam por cirurgia em hospitais da região. Segundo o Bom Dia Brasil, dois dois feridos são pai e filho que passavam férias na região.

Santos informou que a embaixada está em contato com as autoridades turcas em Ancara e no local do acidente, além da comunidade brasileira na região.

Ainda de acordo com o conselheiro, o Ministro do Turismo da Turquia seguia para a região nesta segunda. A embaixada do Brasil também enviou uma equipe própria ao local do acidente para prestar apoio às vítimas e averiguar a situação. A equipe deve chegar no fim da tarde desta segunda no horário local (seis horas à frente do horário de Brasília).

 

Voltar para Notícias